Client Login

Contact Us

Close Support

Suporte
Está na hora de migrar meus servidores para a nuvem?
  • 25
    nov

Está na hora de migrar meus servidores para a nuvem?

Essa é uma pergunta frequente nos tempos atuais quando estamos montando um novo negócio, expandindo uma operação ou no momento que temos que renovar um parque de servidores.

Os investimentos em hardware são caros, normalmente ficam ociosos em pouco tempo e têm que ser constantemente atualizados. A necessidade de manter a operação das empresas com um mínimo de paradas gera outro problema: para construir ambientes robustos com nível de serviço compatível com a criticidade do negócio, o investimento é alto. Fazendo dentro de casa temos, além do custo dos servidores, custos com refrigeração, energia, equipamentos de nobreak, switches e links de internet, que muitas vezes são negligenciados deixando o ambiente frágil e sujeito a falhas. Soma-se a isso os altos custos de mão de obra que são necessários para manter isso tudo funcionando corretamente.

Além disso, com a explosão dos serviços de nuvem as pessoas se acostumaram a ter diversas soluções disponíveis em qualquer lugar e o tempo todo. Como as empresas podem oferecer o mesmo para seus colaboradores e clientes de forma segura?

Os datacenters sempre foram boas opções para quem precisava manter a operação funcionando, rodando o tempo todo e com a segurança adequada, mas seus custos eram maiores, o que inviabilizava essa solução para grande parte das empresas.

Novas soluções de datacenters

Ao longo dos últimos anos, as soluções de datacenter foram modificadas, apresentando opções mais acessíveis. Até o início dos anos 2000, eram vendidas máquinas físicas ou espaço em rack para colocar seus servidores dentro de um espaço físico, em um ambiente protegido e garantido pelas empresas de datacenter. Com o tempo, o tipo de relação mudou e começaram a vender máquinas virtuais em estruturas mais robustas de storage e servidores.

Agora, estamos na terceira onda de evolução quando os grandes provedores começam a vender não só mais servidores na nuvem (comumente chamado de IAAS – Infraestrutura como serviço), mas também os serviços na nuvem, chamados PAAS – Plataforma como serviço. Exemplos desse novo modelo são o Office 365 e o GoogleApps, que garantem infraestrutura robusta de comunicação com preços a partir de 2 dólares por usuário/mês. Soluções que necessitavam de investimento de 20, 30 mil reais e demoravam meses para serem implantadas passam a custar muito pouco e com implantação e ajustes que são feitos em horas.

Dentro desta realidade, empresas de desenvolvimento de software, como a Microsoft, a Oracle e a IBM, começam a ofertar cada vez mais serviços hospedados na nuvem e evoluindo com as soluções. A Microsoft se destaca neste mercado por ser a que oferece o maior volume de soluções PAAS, única que possui soluções de nuvem híbrida (integrando a rede interna com a nuvem) e todo o pacote de soluções, servidores e máquinas virtuais e serviços necessários para você mover seu negócio para o Microsoft Azure.

Parceira Microsoft

A Múltipla-TI, como parceira da Microsoft, foi escolhida junto com outras dez empresas para desenvolver e suportar as soluções Microsoft dentro do mercado Brasileiro. Estamos nos empenhando e trabalhando para trazer cada vez mais pacotes prontos para a sua transformação.

Veja também o artigo Cinco cenários de economia na nuvem.

Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a sua empresa a proteger os arquivos com maior segurança e oferecer mobilidade aos seus colaboradores. Preencha o formulário abaixo com informações específicas para estudarmos o caso da sua empresa e enviar uma solução para seu armazenamento de dados na nuvem! Ou, se preferir, ligue para o nosso departamento comercial no telefone 3528.7947.

e-commerce
intranet
e-mail
login único
webconferência
armazenamento de arquivos
wokflow
backup
aplicações mobile

Cerca de 20 anos de experiência em gestão de infraestrutura, projetos e equipes de TI. Profissional certificado ITIL. Mestre na UFRJ e MBA em Gestão Empresarial pelo IBMEC e profissional certificado ITIL. Liderei iniciativas de tecnologia em empresas como SHV, CREA-RJ, Banco BBM e Sun Chemical. Fundador da Múltipla TI e responsável pela área de suporte ao usuário e redes de TI e telefonia.

Comments are closed.

add chat to your website