Client Login

Contact Us

Close Support

Suporte
Como os dados da sua empresa viram indicadores de gestão?
  • 10
    jan

Como os dados da sua empresa viram indicadores de gestão?

Grande parte das empresas registram de forma estruturada a maior parte das suas informações administrativas e financeiras. Os chamados sistemas de gestão (ou ERP – Enterprise Resource Planning), que registram esses dados, são realidade hoje inclusive em empresas de pequeno porte.

Os dados processados e armazenados por contadores terceirizados são uma fonte rica de informação de gestão, tais como faturamento, impostos pagos, informações cadastrais de funcionários e pagamento de pessoal e encargos.

As ferramentas BI existem há bastante tempo e trazem uma série de recursos que ajudam os gestores a montar indicadores gerados a partir de dados já existentes dentro da empresa. O Power BI é o produto de BI em cloud da Microsoft e o fato de operar na nuvem possibilita que seja usado por empresas de qualquer porte. O custo básico da licença do Power BI é de US$ 9,99 por mês para cada usuário. Existe também uma licença grátis com algumas limitações, como tamanho e tipo do banco de dados etc. O Power BI foi criado em tecnologia web, o que permite que ele seja acessado também através de celulares e tablets, através do seu aplicativo.

A seguir são mostrados alguns exemplos de indicadores simples que podem ser construídos usando o Power BI.

Dados x Indicadores

Abaixo é possível verificar uma lista de funcionários com alguns dados pessoais, como data de nascimento, de admissão na empresa, bairro e cidade aonde mora.

Planilha de informações

Olhando os dados na sua forma tradicional, pouca informação útil pode ser identificada. Podemos, porém, derivar alguns indicadores interessantes a partir desses dados.

Gráfico com informações de área

Na figura acima, os endereços dos funcionários são plotados geograficamente em um mapa, possibilitando a identificação da concentração de origem.  Além disso, os funcionários são agrupados e contados através dos seguintes indicadores:

  • Tempo de permanência na empresa
  • Faixa de idade
  • Sexo
  • Estado civil

Outro exemplo de que dados precisam ser processados para virarem informação pode ser aplicado a números de receita e despesa. Na figura abaixo, podemos visualizar dados compilados de receita e despesas operacionais. O gráfico em si já permite identificar alguns padrões, mas é difícil afirmar se a tendência é de aumento da despesa, ou diminuição da margem operacional, por exemplo.

Gráfico

Olhando, porém, as médias de despesa e margem em 12 meses é razoável supor tendência de baixa para a margem operacional e de alta para as despesas. Repare que olhando a mesma métrica em uma janela de 3 meses, a tendência não é tão clara.

Gráficos

Conclusão

O Power BI é uma poderosa ferramenta que construção de relatórios e indicadores que pode ser usada por empresas de todos os portes. O fato dela ser executada 100% em nuvem permite que as empresas se beneficiem dessa tecnologia sem investir milhares de reais em hardware, infraestrutura e serviços especializados.

As tecnologias em nuvem têm conseguido fazer com as empresas, especialmente as de médio e pequeno porte, deem um passo à frente nos seus processos operacionais e de gestão.

A Múltipla TI presta consultoria, desenvolve e implanta projetos de indicadores e BI usando o Microsoft Power BI. Preencha o formulário abaixo com algumas informações básicas que entramos em contato e fornecemos um orçamento de como e de quanto gastar para ter uma poderosa ferramenta de BI que poderá ajudá-lo no seu negócio.

Previsão de faturamento
Previsão de despesas
Gastos com funcionários
Tarefas realizadas
Horas trabalhadas pelos funcionários

Quase 20 anos de experiência em projetos de implantação de sistemas e aplicações em processos empresariais e de relacionamento com o cliente. Mestre em computação pela UFRJ, tendo atuado por vários anos como professor universitário. É sócio fundador da Múltipla-TI e responsável pelos projetos da área de aplicações, Indicadores e gestão.

add chat to your website